domingo, 18 de março de 2012

Um início diferente e justo


O inglês Jenson Button, da McLaren, venceu o Grande Prêmio da Austrália, prova que iniciou a temporada 2012 da Fórmula 1. Vitória essa que foi conquistada com muita autoridade.

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, terminou na segunda colocação e o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, completou o pódio.

A largada foi bem movimentada. Logo nos primeiros metros de disputa, Button tomou a liderança do compatriota e companheiro de equipe Lewis Hamilton. O alemão Michael Schumacher fez uma boa largada e subiu para o terceiro lugar.

Em uma largada catastrófica, o australiano Mark Webber caiu para a nona colocação e o francês Grosjean, que conseguiu o terceiro posto do grid de largada de forma surpreendente, viu sua corrida terminar logo na segunda volta. Na briga pela sexta colocação, a Lotus do francês e a Williams de Maldonado se tocaram. O europeu levou a pior e deixou a prova de maneira precoce.

Desta forma, o alemão Nico Rosberg tomou o quarto lugar, seguido pelo compatriota Sebastian Vettel. O venezuelano Pastor Maldonado ficou em sétimo e iniciou uma prova marcada pela agressividade.

Depois de decepcionar e ficar fora da briga pela pole, os pilotos da Ferrari surpreenderam na largada. Enquanto o espanhol Fernando Alonso subiu para a oitava colocação, o brasileiro Felipe Massa saltou para a 10ª posição. Já Bruno Senna foi tocado pela Toro Rosso do australiano Daniel Ricciardo em uma confusão envolvendo outros carros e acabou prejudicado, logo na primeira curva.


Na 36ª volta, os dois pilotos da McLaren foram aos boxes praticamente ao mesmo tempo. A Caterham do russo Vitaly Petrov teve problemas, parou na pista e provocou a entrada do safety car. A situação favoreceu Sebastian Vettel, que aproveitou para fazer um pit-stop e conseguiu voltar no segundo lugar, à frente de Hamilton.

Os brasileiros estavam longe até mesmo do pelotão intermediário e, na 47ª volta, protagonizaram um acidente, para não dizer "momento pastelão". Na briga pela posição, Bruno e Felipe se tocaram, a ponto de os dois carros andarem engalfinhados por alguns instantes. O ferrarista abandonou logo em seguida, enquanto o piloto da Williams chegou a continuar na corrida após fazer uma parada, mas não por muito tempo.

Button conseguiu abrir uma vantagem segura em relação a seus perseguidores. Vettel, Hamilton e Webber se mantiveram próximos uns aos outros, mas não houve mudança de posição. Na última volta, Maldonado perdeu o traçado após tocar na zebra e bateu forte no muro. O finlandês Kimi Raikkonen, em sua volta à Fórmula 1, terminou no sétimo lugar.

A próxima prova está marcada para 25 de março com o GP da Malásia.

Confira o resultado final do GP da Austrália:

1 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1h34min09s565 em 58 voltas
2 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 2s139
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 4s075
4 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 4s547
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 21s565
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 36s766
7 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 38s014
8 - Sergio Perez (MEX/Sauber) - a 39s458
9 - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 39s556
10 - Paul Di Resta (ESC/Force India) - a 39s737
11 - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 39s848
12 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 57s642
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta
14 - Timo Glock (ALE/Marussia) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia) - a 5 voltas
16 - Bruno Senna (BRA/Williams) - a 6 voltas

Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 12 voltas
Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - a 20 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Caterham) - a 24 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 57 voltas
Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 58 voltas
Narain Karthikeyan (IND/HRT) - não classificado
Pedro de la Rosa (ESP/HRT) - não classificado

Um comentário:

  1. Xará,

    Apesar do dominio fácil de Button, gostei da corrida. A temporada promete ser bem disputa.

    A tristeza é constatar que assim como a Italia, não temos pilotos no grid. Porque aqueles ali, são figurantes...

    abs

    ResponderExcluir