segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Schumacher e Senna: 20 anos depois
Era GP da França de 1992, circuito de Magny Cours. Michael Schumacher era um piloto novato, enquanto Ayrton Senna já tinha três títulos na bagagem. A prova ficou marcada pelo incidente entre os dois pilotos, dentro e fora da pista. Os carros dos dois se colidiram e Ayrton chamou o alemão para uma conversa. Depois de vinte anos, Schumacher resolveu falar sobre o assunto e revelar o conteúdo da conversa.
"Foi sim uma discussão interessante. Sem dúvida, a culpa pelo que aconteceu ali foi minha. Como já tínhamos tido algumas discussões no início daquele ano, e eu havia reclamado não só para ele, mas também para a mídia, o principal motivo de ele ter vindo falar comigo foi para pedir que, se tivéssemos algum problema no futuro, deveríamos conversar pessoalmente, e não reclamar para a imprensa. E ele estava certo: nem tudo pertence à mídia", afirmou Schumacher.
O caso foi lembrado pelo alemão durante a campanha "Senna Tri. Uma conquista inspira a outra", realizada pelo Instituto Ayrton Senna. Schumacher respondeu a perguntas de internautas, enviadas por meio de redes sociais, sobre como foi o convívio com Senna durante seus anos juntos na Fórmula 1.
O alemão também ressaltou que observar o estilo de pilotagem de Senna o ajudou muito no início da carreira.
"Certamente, uma das coisas mais importantes é observar os pilotos, principalmente os melhores, e o Ayrton, sem dúvida, era um deles. Observar seu estilo de pilotar era muito especial, mesmo antes de eu chegar à Fórmula 1, nos velhos tempos. Porque a forma como ele usava o acelerador era muito especial, e eu aprendi muito sobre a maneira de se adaptar a qualquer circunstância, a qualquer momento. Ayrton era mestre nisso e, sem dúvida alguma, observar isso me ajudou muito", concluiu o alemão.
Só falta a confirmação
Rubens Barrichello realizou uma nova sessão de testes pela KV na manhã de domingo. O piloto de 39 anos se disse satisfeito com as atividades no circuito misto de Infineon e agradeceu ao amigo Tony Kanaan.
"Mais uma vez, estou muito satisfeito de ter podido dar à equipe minha opinião sobre o carro. Foi ótimo conhecer o circuito de Infineon. É uma pista difícil de aprender, mas se tudo correr bem e eu acertar com a KV para competir a temporada na Indy, seria bem valioso", disse o brasileiro.
Depois de andar durante todo o dia de sábado, Barrichello guiou apenas pela manhã no domingo, já que Kanann concordou em correr somente no período da tarde. O ex-piloto da Fórmula 1 completou 35 voltas, a melhor em 1m17s88, quarto melhor tempo. O australiano Will Power (Penske) liderou a sessão com 1min16s98.
"O Tony pilotou à tarde e me deixou testar pela manhã. É ótimo trabalhar com um 'irmão' que quer que eu participe do campeonato. Foram dois bons dias de teste e estou satisfeito. Eu espero ter ajudado a equipe ainda mais", declarou o brasileiro.
Tony Kanaan, provável companheiro de equipe de Barrichello na temporada de 2012, registrou 1min17s91 e foi o sexto entre os sete pilotos que usarão motores Chevrolet e participaram das atividades em Sonoma. Já o venezuelano Ernesto Viso, também da KV, ficou em terceiro com 1min17s82.
É bem possível que no começo de março tenhamos a confirmação de Barrichello na Fórmula Indy.
Confira os tempos deste domingo, em Sonoma:
1: Wil Power (AUS/Penske) - 1min16s98
2: Ryan Briscoe (AUS/Penske) - 1min17s02
3: Ernesto Viso (VEN/KV) - 1min17s82
4: Rubens Barrichello (BRA/KV) - 1min17s88
5: Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti) - 1min17s89
6: Tony Kanaan (BRA/KV) - 1min17s91
7: JR Hildebrand (EUA/Panther) - 1min17s97
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
A confiança de Button
A McLaren optou por manter a mesma dupla de pilotos das últimas duas temporadas em 2012 e a parceria entre os britânicos pode dar resultados nas pistas. Jenson Button acredita no potencial de conquistar o título do mundial de pilotos da Fórmula 1 com a McLaren e em bons resultados ao lado do compatriota Lewis Hamilton.
Button se mostrou completamente adaptado a equipe. "No ano passado, eu senti que fiz o melhor com o carro que tinha, que realmente cresci com o time. Me senti parte da McLaren, não apenas um piloto, mas uma grande parte do time", declarou a à agência de notícias Reuters. O britânico foi o vice-campeão ano passado, atrás apenas de Sebastian Vettel.
Sobre a conquista do título, Button se mostrou confiante. "Não há desculpas para este ano. Sinto que temos tudo. Nosso programa é o nosso programa e apenas vamos segui-lo. É bom de guiar, me sinto muito confortável no carro e faz tudo que você espera que faça. Agora ele está se desenvolvendo para a primeira corrida".
A Mclaren foi colocada em dúvida por ser a única a não apresentar o degrau no bico, inovação nos carros da atual temporada.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Mercedes W03
A Mercedes realizou na manhã desta terça-feira o lançamento oficial de seu novo carro para a temporada 2012 da Fórmula 1, o W03. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira em Barcelona, na Espanha. O local recebe a segunda sessão de testes coletivos da Fórmula 1 até sexta-feira e a equipe alemã optou por fazer a cerimônia nos boxes do Circuito da Catalunha.
O modelo da Mercedes não contém grandes surpresas e segue a tendência apresentada pelos carros das outras equipes, com um degrau no bico para se adequar ao novo regulamento da F-1.
Antes mesmo de seu lançamento, o W03 já foi à pista duas vezes. Na última quinta-feira, Schumacher e Rosberg realizaram o shakedown do novo carro. No domingo, eles voltaram a guiar o modelo, em um treino privado da Mercedes em Barcelona. A primeira comparação de seu desempenho com os rivais poderá ser feita nesta terça-feira.
"O W03 é um carro que esperamos que vá entregar os resultados na pista que todo mundo trabalhou duro para conseguir. Mesmo com o desenho diferente do bico, ele é uma interpretação elegante do regulamento e claramente um passo à frente em termos de detalhes do design e sofisticação, se comparado a seu antecessor", disse Ross Brawn, chefe da equipe.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Em busca de um GP
Ministro do Esporte da França reforça tentativa por país sediar um Grande Prêmio de Fórmula 1. A ideia do ministro do Esporte, David Douillet, é que a prova seja realizada no circuito de Paul Ricard, em um revezamento bianual com o Grande Prêmio da Bélgica, disputado em Spa-Francorchamps.
"Temos três pilotos franceses na Fórmula 1 e precisamos ter o GP da França. Esse é meu trabalho. A França é a terra do Grande Prêmio", afirmou Douillet à emissora de televisão TF1. O país tem Romain Grosjean na Lotus, Jean-Eric Vergne na Toro Rosso e Charles Pic na Marussia como titulares no campeonato de 2012 e ainda conta com Jules Bianchi, como reserva da Force India.
Para que isso possa acontecer, é necessário que os organizadores do Grande Prêmio da Bélgica cooperem e aceitem o revezamento entre as duas provas. De acordo com o político, o acordo já foi discutido e está sendo negociado entre as duas partes.
"Conversei com Bernie Ecclestone e ele se mostrou disposto a dividir entre Bélgica e França. Ele motivou os governos locais para financiar o evento, mas ainda não fechamos todos os detalhes com nossos amigos belgas. O custo vai ser dividido, já que vamos dividir a data", explicou o ministro.
A última edição do Grande Prêmio da França de Fórmula 1 ocorreu em 2008. A prova, que era disputada em Magny-Cours, tem como último vencedor o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. E a útima vez que Paul Ricard sediou um GP francês foi em 1990 e teve como vencedor Alain Prost, da Ferrari.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Entra Petrov, sai Trulli
A Caterham confirmou que o russo Vitaly Petrov será o companheiro do finlandês Heikki Kovalainen em 2012. Desta forma, Jarno Trulli, 37 anos, fica fora de um campeonato pela primeira vez desde que entrou na categoria pela Minardi, em 1997. Um Mundial começou sem a presença de italianos pela última vez em 1970.
O russo de 27 anos perdeu seu lugar na Renault após as contratações do francês Romain Grosjean e do finlandês Kimi Raikkonen. Os rumores de que Petrov poderia ser contratado pela Caterham surgiram já há algumas semanas, apesar de Trulli ainda ter contrato com a equipe.
"Hoje é um dia de muita felicidade para mim. Quero agradecer pela oportunidade de me juntar a um time que estreou na Fórmula 1 ao mesmo tempo que eu e passou de uma nova equipe para uma força do futuro. A paixão e o espírito do time para evoluir são contagiantes e estou honrado por poder fazer parte disso", afirmou Petrov.
Tony Fernandes, chefe da equipe, disse que dispensar Trulli foi uma decisão difícil. "O Jarno tem um talento incrível e sua longevidade fará com que ele esteja na história da Fórmula 1 para sempre, mas agora é tempo de abrir um novo capítulo na nossa equipe e o Vitaly é a pessoa certa para isso", encerrou.
Stefano Domenicali, chefe da equipe Ferrari, disse estar triste pela Fórmula 1 não ter um piloto italiano no grid de 2012.
"Estou muito triste pelo fato de não haver nanhum piloto italiano na F-1 depois de tantos anos. Digo isso tanto pelo lado esportivo quanto pelo lado pessoal, principalmente por se tratar de Jarno, que em poucas ocasiões teve um carro capaz de mostrar seu talento. Desejo a ele o melhor para seu futuro, nas corridas e fora das pistas" - disse Domenicali.
Bem verdade que Trulli já estava em uma descendente na Fórmula 1, mas para a Caterham o que mais importa são os milhões que o russo está levando para a equipe.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Barrichello e os testes na Indy
Rubens Barrichello vai voltar a fazer teste na Fórmula Indy, pelo carro da KV Racing. O brasileiro vai participar dos treinos da categoria, em Sonoma, nos dias 25 e 26 de fevereiro, é o que afirma o jornal americano 'Indianapolis Star'.
Segundo o jornal, Barrichello terá a companhia de E.J. Viso na pista de Infineon. Tony Kanaan, por outro lado, estará no oval do Texas, onde treinará no dia 21 de fevereiro.
Diretor da KV, Mark Johnson, confirmou que a equipe espera ter o ex-piloto da F1 em 2012, mas admitiu que ainda está negociando para que possa fechar o orçamento. "Está sendo da mesma forma que fizemos com Tony no ano passado. Todos nós nos reunimos e perguntarmos 'Você está dentro? E você? E você? E você? E conseguimos que tudo deu certo", declarou o diretor.
O jornal americano afirma que Kanaan garantiu que Barrichello quer, sim, fazer parte da categoria.
Parece que o namoro está engrenando. Será que dá casamento?
Mais prêmios para "Senna"
A British Academy Film Awards (BAFTA), considerado o "Oscar Inglês", premiou nesse domingo, o documentário "Senna", sobre a vida do tricampeão mundial de F-1 com duas estatuetas: Melhor Documentário e Melhor Edição.
O roteirista do documentário, Manish Pandey, preferiu direcionar seus agradecimentos para a família de Senna, que colaborou com a produção do filme. "Nós apenas queremos agradecer à família Senna por nos confiar seu legado. Quando seu filho morre em circunstâncias como aquelas, e você tem muita gente que se apresentam e dizem, nós queremos contar a história. É preciso muita coragem para apoiar pessoas assim, então eu gostaria de agradecê-los por terem feito isso", declarou.
Abaixo, a imagem dos produtores do documentário recebendo a premiação.
O mestre de cerimônias em Londres, Stephen Fry fez questão de destacar a qualidade do documentário, que agrada diversos tipos de público e não somente os amantes da Fórmula 1. "Ainda que você não conheça nada sobre Fórmula 1 e não tenha nenhum interesse pelo automobilismo, você vai encontrar em 'Senna' um dos maiores documentários que você já assistiu."
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Sonic na Fórmula 1
Estava verificando algumas imagens antigas da Fórmula 1, quando me deparei com a de Ayrton Senna levantando o troféu do GP da Europa em 1993, troféu esse que tem a imagem do Sonic. Fui verificar.
No ano de 1993, a Sega estava em plena evolução e o objetivo era expandir o marketing. Um dos lugares escolhidos para isso foi a Fórmula 1.
Tudo começou com a Sega patrocinando a Williams. Naquele ano, a Williams era a favorita para conquistar o título, era considerada uma "equipe de outro planeta" e a imagem do Sonic juntamente com o nome Sega foi inserido nos carros da equipe, nos macacões e nos capacetes dos pilotos. Sonic acabou se transformando no mascote oficial da Sega.
A Williams tinha o azul e o amarelo como cores predominantes naquele ano de 1993 e era o melhor carro da época. A Sega viu nisso a sua grande oportunidade de marketing. No carro da equipe Williams, existia uma imagem do pé do Sonic numa parte do carro, nas laterais, em que sugeria que quem estava apertando os pedais era o próprio Sonic. O ouriço ainda aparecia na lateral da asa traseira, no local em que normalmente é marcado o número do carro.
A Sega ainda ganhou grande destaque no Grande Prêmio da Europa, em Donigton Park (ING) de 1993. Esta corrida foi inteiramente patrocinada pela Sega, por este motivo existia no circuito várias propagandas da Sega e bastante exploração da imagem do Sonic. Para onde se olhava, via o Sonic.
O vencedor do GP foi Ayrton Senna (McLaren), seguido de Damon Hill (Williams) e Alain Prost (Williams). Mas o grande destaque é na hora do pódio em que o Senna recebe o troféu de vencedor, que tem formato do Sonic.
Era Sonic para todo lado.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Pré-temporada: Jerez - dia 4
E chegou ao fim a primeira semana de testes da pré-temporada da Fórmula 1. Fernando Alonso encerrou essa semana em Jerez como o mais rápido do dia com a marca de 1m18s877. Alonso utilizou os pneus macios da Pirelli e pouco combustível no tanque da F2012.
Em segundo ficou o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, que com um bom desempenho ficou 0s720 atrás do espanhol da Ferrari. A terceira posição ficou com o atual campeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel.
Lewis Hamilton terminou o dia na quarta posição. Com a Lotus, que andou bem em todos os dias, o francês Romain Grosjean ficou em quinto, logo à frente do japonês Kamui Kobayashi, que reassumiu o volante da Sauber. Após não andar na quinta por causa do acidente com o francês Jules Bianchi, Nico Hulkenberg finalmente andou e marcou o sétimo tempo com a Force India. O italiano Jarno Trulli, da Caterham, foi o último. Bruno Senna, mais uma vez, foi o piloto que mais voltas deu em Jerez (125) e encerrou o último dia de teste na oitava posição.
Pilotos e equipes voltam às pistas em 21 de fevereiro, para mais um período de testes, desta vez em Barcelona.
Os tempos desta sexta foram:
1º Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m18s877 (37 voltas)
2º Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso - 1m19s597 (80)
3º Sebastian Vettel (ALE) Red Bull - 1m19s606 (50)
4º Lewis Hamilton (ING) McLaren - 1m19s640 (86)
5º Romain Grosjean (FRA) Lotus - 1m19s729 (95)
6º Kamui Kobayashi (JPN) Sauber - 1m19s834 (76)
7º Nico Hulkenberg (ALE) Force India - 1m19s977 (90)
8º Bruno Senna (BRA) Williams - 1m20s132 (125)
9º Jarno Trulli (ITA) Caterham - 1m22s198 (117)
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Pré-temporada: Jerez - dia 3
Nico Rosberg encerrou a quinta-feira de testes em Jerez de la Frontera como o mais rápido do dia. A Mercedes manteve a boa performance na pista espanhola e hoje foi a vez de Rosberg cravar o primeiro tempo, 1min17s613, melhor registro da semana até o momento. Ele pilotou o carro de 2011. O alemão marcou 1m17s613 e ficou 806 milésimos à frente do francês Romain Grosjean, da Lotus, o melhor entre os pilotos que usaram os novos carros para 2012.
Em terceiro ficou Sebastian Vettel, que nos testes de hoje pilotou pela primeira vez o RB8, novo carro da Red Bull.
Na Williams, Bruno Senna marcou o oitavo tempo, três segundos atrás de Rosberg. O brasileiro manteve uma boa regularidade nos tempos marcados. Espero que não fique somente nos treinos.
O piloto reserva da Force India, Jules Bianchi, bateu o carro contra a barreira de pneus do circuito na terceira volta do teste da manhã e forçou a equipe a abandonar as sessões desta quinta. Nico Hülkenberg que guiaria o carro nos testes da tarde, só entrará no VJM05 nesta sexta-feira.
Os tempos desta quinta foram:
1º Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m17s613 (118 voltas)
2º Romain Grosjean (FRA) Lotus - 1m18s419 (117)
3º Sebastian Vettel (ALE) Red Bull - 1m19s297 (96)
4º Lewis Hamilton (GBR) McLaren - 1m19s464 (80)
5º Jean Eric Vergne (FRA) Toro Rosso - 1m19s734 (79)
6º Sergio Perez (MEX) Sauber - 1m19s770 (48)
7º Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m20s412 (67)
8º Bruno Senna (BRA) Williams - 1m21s293 (125)
9º Giedo Van der Garde (HOL) Caterham - 1m23s324 (74)
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Pré-temporada: Jerez - dia 2
Nesta quarta-feira, o alemão Michael Schumacher foi quem liderou o dia de testes, que utilizou o carro de 2011 da Mercedes e fez o tempo de 1min18s561 em Jerez de la Frontera.
A segunda posição ficou com o australiano Mark Webber, da Red Bull com a marca de 1min19s184, seguido por seu compatriota Daniel Ricciardo, da Toro Rosso. O francês Jules Bianchi, da Force India, o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, e o esocês Paul di Resta, também da Force India, completaram os seis primeiros.
O brasileiro Felipe Massa conseguiu baixar o seu tempo em relação à manhã e estabeleceu 1min20s454 como melhor marca, encerrando o dia na sétima posição.
O britânico Jenson Button, da McLaren, foi o oitavo, à frente do mexicano Sergio Pérez, da Sauber e do venezuelano Pastor Maldonado, da Williams. O finlandês Heikki Kovalainen, da Caterhem e o espanhol Pedro de la Rosa, da HRT completam os pilotos que foram à pista em Jerez nesta quarta-feira.
Os carros voltarão à pista nesta quinta-feira e quase todas as equipes testarão com outros pilotos. Bruno Senna é um deles, que fará seu primeiro treino com o novo Williams. Massa, por sua vez, cederá a Ferrari a Fernando Alonso.
Os tempos de hoje foram:
1º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m18s561 (132)
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull - 1m19s184s (97)
3º - Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso - 1m19s587 (100)
4º - Jules Bianchi (FRA) Force India - 1m20s221 (46)
5º - Kimi Raikkonen (FIN) Lotus - 1m20s239 (117)
6º - Paul di Resta (GBR) Force India - 1m20s272 (69)
7º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m20s454 (95)
8º - Jenson Button (GBR) McLaren - 1m20s688 (85)
9º - Sergio Perez (MEX) Sauber - 1m20s711 (67)
10º - Pastor Maldonado (VEN) Williams - 1m21s197 (96)
11º - Heikki Kovalainen (FIN) Caterham - 1m21s518 (139)
12º - Pedro de la Rosa (ESP) HRT - 1m22s128 (64)
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Pré-temporada: Jerez - dia 1
E finalmente os carros estão na pista. Depois da expectativa das apresentações do "circo dos horrores", ou melhor, dos carros para a temporada 2012 da Fórmula 1, hoje foi dia dos primeiros testes e eles ocorreram no circuito de Jerez de le Frontera (ESP). Somente a Marussia não participou.
O tempo alcançado por Kimi Raikkonen na manhã desta terça-feira não foi alcançado e o finlandês da Lotus terminou o primeiro dia de testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1 na liderança, que fez seu primeiro teste oficial desde a volta à categoria.
Neste primeiro dia de treinos, McLaren e Ferrari ficaram para trás, com Jenson Button em oitavo, seguido por Felipe Massa.
Com o carro de 2011, Nico Rosberg ficou em terceiro lugar com sua Mercedes, seguido por Mark Webber e o novo Red Bull. Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, terminou em quinto lugar, com o heptacampeão Michael Schumacher logo atrás, após pegar o carro usado por Rosberg pela manhã.
O primeiro dia de treinos não teve tempos muito significativos, já que pelo menos as principais equipes focaram os trabalhos em verificar a confiabilidade dos novos carros, sem muita preocupação com resultados. Teremos que esperar mais um pouco para vermos como estão realmente as equipes.
Os tempos de hoje são:
1º - Kimi Raikkonen (FIN) Lotus - 1m19s670 (75)
2º - Paul di Resta (GBR) Force India - 1m19s772 (101)
3º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m20s219 (56)
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull - 1m20s496 (54)
5º - Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso - 1m20s694 (57)
6º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m20s794 (42)
7º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber - 1m21s353 (106)
8º - Jenson Button (GBR) McLaren - 1m21s530 (62)
9º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m22s815 (69)
10º - Heikki Kovalainen (FIN) Caterham - 1m23s178 (28)
11º - Pastor Maldonado (VEN) Williams - 1m23s371 (25)
12º - Pedro de la Rosa (ESP) HRT - 1m23s676 (44)
Williams FW34
A Williams apresentou o modelo FW34 em Jerez de la Frontera (ESP), com o qual tentará acabar com um jejum de vitórias que vem desde 2004. O FW34 segue a tendência do degrau no bico e a pintura do carro também foi um diferencial, onde a cor azul escuro aparece com maior destaque do que a cor branca.
A missão da Williams na atual temporada é voltar a vencer depois de um ano muito abaixo das expectativas em 2011 e para isso o carro que será pilotado pelo venezuelano Pastor Maldonado e o brasileiro Bruno Senna.
Outra novidade da Williams para 2012 é a adoção do motor Renault, numa reedição da parceria que rendeu cinco títulos em seis temporadas na década de 90.
Frank Williams, destacou que o momento da equipe é de recuperação. "A única coisa que eu posso dizer é que, olhando para a Williams hoje, estamos começando de novo. Temos um novo carro, uma nova dupla de pilotos, novo motor e um novo quadro técnico. Também temos um número de novos parceiros que se uniram à equipe nos últimos meses", afirmou.
É a Williams em busca dos anos de glórias.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Toro Rosso STR7
A Toro Rosso apresentou nesta segunda-feira em Jerez de la Frontera (ESP), o STR7, carro que disputará a temporada 2012 da Fórmula 1 e, "pra variar", seguiu a tendência da maioria das equipes, com um degrau antes do bico do carro.
O time busca recuperação após uma temporada pouco competitiva, quando terminou em oitavo lugar no Mundial de Construtores em 2011. Em 2012, a Toro Rosso irá usar motor Ferrari.
"O STR7 é o teceiro carro desenvolvido, fabricado e montado totalmente pela Toro Rosso. Investimos muito dinheiro para montar a infraestrutura e eu espero que os resultados sejam bons. O investimento só foi possível pois temos parceiros fortes", disse Franz Tost, chefe da equipe.
Red Bull RB8
A Red Bull apresentou nesta segunda-feira o modelo RB8, com o qual tentará o tricampeonato na temporada 2012. Projetado por Adrian Newey, o carro tem na aparência muitas semelhanças com o do ano passado e também tem um degrau no bico, mas com um desenho diferente das outras equipes. No degrau pode-se notar que existe um vão que pode funcionar como uma entrada de ar. Esse é Adrian Newey.
Com o motor Renault, a equipe segue favorita para faturar o tricampeonato neste ano. A dupla continua sendo formada pelo alemão Sebastian Vettel, bicampeão da categoria, e pelo australiano Mark Webber.
"A restrição na altura do bico não mudou tanto o chassi. Mantivemos quase que o mesmo formato, mas precisamos rebaixar a parte da frente e, assim como vários times, achamos que ficou um pouco feio. Tentamos estilizá-lo, mas não é algo que escolheria fazer se não houvesse a restrição", disse Newey.
Sauber C31
A equipe Sauber apresentou nesta segunda-feira o carro para a temporada 2012 da Fórmula 1, em Jerez de la Frontera (ESP). O cerimonial foi bem simples e o modelo C31 segue a tendência da maioria das outras escuderias (como a Ferrari), que apostaram em um "degrau" no bico para adaptar o carro ao novo regulamento.
O carro manteve praticamente a mesma pintura do ano passado e teve outras mudanças aerodinâmicas, embora menos significativas do que no bico, bem diferente em relação ao modelo do ano passado.
Para cumprir o objetivo de subir no Mundial de Construtores, a Sauber manteve o japonês Kamui Kobayashi e o mexicano Sergio Pérez como pilotos titulares.
"Nós vamos trabalhar novamente com pilotos jovens e talentosos. Kamui vai para sua terceira temporada completa. No ano passado pedimos para ele assumir as responsabilidades da liderança com o time ele cresceu nesse papel", disse Peter Sauber. "Os dois pilotos têm um potencial imenso e vão trabalhar com os mesmos engenheiros de 2011 e continuar a evoluir".
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Lotus E20
Em pleno domingo a Lotus apresentou o carro que irá disputar a temporada 2012 da Fórmula 1. O modelo E20 segue a tendência de Ferrari, Caterham e Force India e conta com um degrau no bico, embora mais suave até o cockpit e com linha arrendodada. Em 2012, a Lotus projetou o E20 para homenagear à fábrica na sede em Enston, na Inglaterra. É o modelo de número 20 projetado na sede, onde já abrigou as instalações de Benetton e Renault.
O carro deste ano é parecido com o de 2011, as cores preto e dourado predominam. Nota-se também o degrau no bico e achei que, diferentemente dos carros feios apresentados pela Ferrari, Caterham e Force India, o modelo da Lotus é bonito.
Achei a melhor apresentação até o momento. As cores do carro ajudam a embelezar o modelo e talvez isso faça com que o degrau no bico não fique tão esquisito, ou seja, o carro não ficou feio como os outros.
A Lotus E20 terá como pilotos para 2012 o finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain Grosjean.
Vitor Meira deixa a Fórmula Indy
O brasileiro Vitor Meira está de saída da Fórmula Indy. O motivo foi a falta de orçamento que fez com que o brasileiro não encontrasse nenhuma equipe para correr a temporada 2012 da Indy. O resultado disso é a sua volta ao Brasil para a disputar a Stock Car.
Vitor Meira é um dos pilotos mais conhecidos da Indy e estava na categoria desde 2002. Não obteve nenhuma vitória e seu último pódio foi no GP de São Paulo em 2010, chegando em terceiro.
Sem chances para continuar, o brasileiro irá correr pela equipe Officer na Stock Car em 2012.
Stock Car que parece ser o destino dos pilotos brasileiros. Só podemos desejar sorte ao Vitor Meira na Stock Car.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Force India VJM05
A Force India apresentou nesta sexta-feira, em Silverstone, o modelo VJM05 (VJM são as iniciais do dono da Force India, V.J.Mallya), carro onde os pilotos Nico Hülkenberg e Paul Di Resta disputarão a temporada 2012 da Fórmula 1. Da mesma forma que Caterham e Ferrari fizeram, a equipe também apresentou um carro com um degrau antes do bico.
A apresentação do novo carro da Force India, com o nome do fundo de investimento Sahara, seu acionista novo, pintado nas laterais, foi transmitido via satélite.
Em 2011, a Force India terminou a temporada em sexto lugar e a expectativa para 2012 é de tentar ser a quinta força do mundial de Fórmula 1.
Ferrari F2012
Esta sexta-feira marcou a apresentação da Ferrari F2012, carro que será pilotado por Fernando Alonso e Felipe Massa na temporada deste ano da Fórmula 1. A equipe de italiana seguiu a tendência apresentada pela Caterham e também mostrou um carro com um degrau antes do bico.
A cerimônia de apresentação foi transmitida pela internet, pois Maranello (ITA) está coberta de neve e não teve condições de receber jornalistas e nem convidados.
É um modelo feio, mas se for vencedor irá se tornar lindo. A Ferrari tentar acabar com o domínio da Red Bull nos últimos anos.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
McLaren MP4-27
A McLaren apresentou nesta quarta-feira o seu carro para a temporada 2012 da Fórmula 1. O modelo é o MP4-27.
Ao contrário do carro da Caterham, lançado semana passada, o da McLaren é um modelo mais bonito de ser visto. Não tem aquele bico estranho.
A expectativa era bem grande para a apresentação, mas nada de revolucionário foi mostrado. Uma coisa tem que ser dita: o modelo MP4-27 é muito bonito. Nesta temporada a McLaren tenta desbancar o domínio da Red Bull.
O último título de construtores da equipe foi em 1998 e de pilotos foi em 2008, com Lewis Hamilton.
Assinar:
Postagens (Atom)